img-20151006-wa0058

A Lei 22.198/2016 que determina o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea é de autoria do deputado Thiago Cota. O objetivo da data é conscientizar a população para a importância de se cadastrar como doador. A lei teve origem no Projeto de Lei (PL) 3.004/15, do deputado Thiago Cota, que tramitou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em turno único e foi aprovado pelo plenário em 6 de julho deste ano.

Segundo o deputado, o referido PL que resultou em Lei, além de estimular a doação de medula óssea, tem por objetivo homenagear as pessoas que, com um simples gesto, salvam vidas. Thiago Cota destacou a necessidade de criar mais campanhas de conscientização da população no que tange à doação de medula óssea.

É notória a importância da doação de Medula Óssea, uma vez que tudo seria mais simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em um milhão. Por isso, são organizados Bancos de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar.