06-04 Acessibilidade e inclusão é tema de projeto de lei na Assembleia

Garantir que praças de esportes e academias ao ar livre proporcionem práticas esportivas e lazer para deficientes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Este é um dos objetivos de um projeto de lei elaborado pelo deputado Isauro Calais (PMDB). Para o parlamentar, o atual modelo de academia pública precisa ser revisto pois não atende a todos.

Isauro Calais relata que destinou, por meio de emenda parlamentar, verbas para instalação de mais de 15 academias em cidades mineiras, mas percebe que algumas pessoas tem dificuldade em utilizar os equipamentos. “Não há acessibilidade. Deficientes ou idosos com dificuldades de locomoção não conseguem acessar o espaço da academia. Não há aparelhos que atendam às pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção”, disse.

O parlamentar defende que o programa do estado conte com aparelhos que atendam pessoas com deficiência, dificuldades de locomoção além da acessibilidade. “Entendemos, nas comissões de Constituição e Justiça e de Defesa da Pessoa com Deficiência que é necessário tratar todos de forma igualitária”, disse.
O projeto, que foi aprovado nas comissões de Constituição e Justiça e de Defesa da Pessoa com Deficiência precisa, ainda, ser analisado pela Comissão de Administração Pública antes de ser apreciado em plenário pelos deputados.