dsc_0259

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, na última quarta-feira (07), a artista e escritora Andreia Donadon Leal, ganhadora do Prêmio Rio – Personalidade Cultural 2016, da União Brasileira de Escritores (UBE). A premiação contempla intelectuais e entidades que tenham participação ativa na cultura do País.

Andreia faz parte do Movimento Mineiro de Arte Aldravista, que defende o uso mínimo de palavras para escrever poesias. Ela também coordena o projeto Poesia Viva, responsável pela distribuição de 42 mil livros em várias cidades, inclusive Mariana e Santa Bárbara.

Em seus agradecimentos, Andreia Donadon disse que uma das formas mais nobres de humanizar é através da poesia. “Lembro como foi assustador criar uma nova forma poética, e hoje conseguimos internacionalizar a poesia aldravista”, afirmou. “O escritor não se faz sozinho. O que eu escrevi, ao longo de 15 anos, é fruto de um trabalho conjunto com meus pais, irmãos e professores”, completou.
Ao final da reunião, os alunos da Escola Marphiza Magalhães Santos de Santa Bárbara, onde Andreia desenvolve o projeto Poesia Viva, fizeram uma pequena apresentação para os convidados de uma canção de Natal e realizaram uma singela homenagem ao deputado Thiago Cota.

Prestigiaram a cerimônia, os deputados, Thiago Cota, Bosco, Ione Pinheiro e a Celise Laviola; o Presidente da Cruz Vermelha de MG, Membro da ABRAAI e da SBPA, Dr. Gilberto Madeira Peixoto; o Presidente Emérito da AMULMIG, da Academia de Letras do Ministério Público e Vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Dr. Luiz Carlos Abritta; a Presidente da Academia Mineira de Letras, Dra. Elisabeth Rennó; o ex-prefeito de Mariana e Incentivador dos projetos da Aldrava Letras e Artes, Celso Cota; a ex-presidente da Undime e ex-secretária de educação de Mariana, Elizabeth Cota; o escritor e mestre, José Benedito Donadon; representantes e alunos da Escola M. Marphiza Magalhães Santos, de Santa Bárbara, da ABRAAI – SANTA BARBARA, da ONG Consciência Jovem, dentre outras autoridades e familiares da homenageada.