1_pmdb_1170.jpg.g

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, participou nesta sexta-feira, 30 de agosto, da 36ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer), em Esteio (RS). Antônio Andrade representou a presidenta Dilma Rousseff na cerimônia de inauguração oficial e acompanhou a solenidade ao lado de autoridades como o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

“Na safra anterior, nós colhemos 186 milhões de toneladas e, na temporada 2013/2014, a previsão é de 190 milhões. Eu credito tudo isso à bravura do nosso produtor e ao apoio governamental. Nós caminhamos tranquilamente pra ser o grande produtor e o grande exportador desse mundo. Isso tudo me orgulha e me alegra muito”, disse Andrade.

A Expointer é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias da América Latina. Para a edição de 2013, cerca de 5,6 mil animais foram inscritos, representando mais de 180 raças. A programação conta com mais de 400 eventos e atrações. Participam da feira aproximadamente 3 mil expositores e mais de 180 mil visitantes já passaram pelo Parque de Exposições Assis Brasil.

A 36ª Expointer, aberta no dia 24 de agosto, leva a marca da sustentabilidade e irrigação como fatores que impulsionam a economia gaúcha. Nesta edição, as vendas de máquinas e animais já chegaram a R$ 1,7 bilhão.

Programa de Imersão

A 36ª edição da Expointer também marcou o encerramento do V Programa de Imersão do Agronegócio Brasileiro. Durante cinco dias, entre 26 a 30 de agosto, diplomatas estrangeiros visitaram ainda uma usina de cana-de-açúcar, uma unidade de processamento de carne de frango e duas vinículas.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira, ao longo desta semana, eles visitaram regiões produtoras e tiveram contato direto com agroindústrias, exportadores e produtores. “Com isso, conheceram um pouco mais do agronegócio brasileiro e os controles oficiais que garantem a qualidade do produto agrícola”, enfatizou.

Assessoria de Comunicação Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)