1_pmdb_1032.jpg.g

A convite da bancada do PMDB da Câmara dos Deputados, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, participou ontem, 3 de abril, de uma reunião com os parlamentares. Durante seu discurso, o ministro destacou a atenção da presidente, Dilma Rousseff, com o Ministério da Agricultura e lembrou a importância da atividade agropecuária para a economia nacional. “A agricultura é atualmente a responsável pelo superávit da balança comercial. O Brasil é o maior exportador de soja, o segundo maior de milho e primeiro de café”, frisou.

Antônio Andrade se mostrou atento à posição da bancada, cujos representantes de diferentes estados solicitaram atenção especial do ministro para o agronegócio de suas respectivas regiões. “Estou à disposição de cada um de vocês para, junto com minha equipe, buscar soluções para o desenvolvimento do setor em cada região do País”, disse.

No encontro, o ministro também pediu apoio especial aos parlamentares para que as novas medidas para combater os efeitos da seca no Nordeste, anunciadas pela presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira (2), sejam desenvolvidas de forma eficiente. Entre as ações, estão a disponibilização de 340 mil toneladas de milho subsidiado nos meses de abril e maio, aumento de 30% no número de carros-pipa, prorrogação do Garantia Safra e do Bolsa Estiagem, ampliação de linhas crédito e renegociação das dívidas dos agricultores da região.

Segundo Andrade, também serão beneficiados 168 municípios mineiros da região norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Essas localidades receberão R$ 258 milhões, que serão usados em ações de emergência e de prevenção, pagamento de bolsa-estiagem aos flagelados, restabelecimento de serviços essenciais prejudicados pela falta de chuva e recuperação de poços artesianos. O ministro destacou ainda que o Mapa está engajado em solucionar os problemas do escoamento da safra de grãos tanto para o consumo interno quanto para a exportação.

Assessoria de Comunicação Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento