1_pmdb_934.jpg.g

Prefeito de Pará de Minas comandará consórcio de saúde que envolve 12 municípios, 230 mil habitantes e 3 mil atendimentos mensais

Por aclamação, o prefeito Antônio Júlio (PMDB) foi eleito presidente do Conselho de Prefeitos do Cispará – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Rio Pará, para mandato de um ano. A eleição, realizada na Câmara Municipal, na noite de quarta-feira, 6, contou com a participação de prefeitos e secretários de saúde dos municípios que congregam o Consórcio. Foram escolhidos também o Conselho Curador e o Conselho Fiscal do Cispará. A eleição da nova diretoria do Consórcio foi conduzida por Mário Reis Filgueiras, ex-prefeito de Papagaios, que deixou o cargo.

Destacando a importância da união dos municípios para a solução dos problemas que afetam a saúde pública, Antônio Júlio comprometeu-se a trabalhar para o fortalecimento do Cispará. “Com uma gestão responsável e a participação de todos os prefeitos, podemos enfrentar juntos os desafios da área da saúde”, afirmou. Ele ressaltou ainda que existem fontes de recursos para o setor e que o trabalho para captá-los tem maiores chances de sucesso se for realizado em parceria. “Através do Cispará, potencializamos a nossa capacidade de atendimento, ampliamos a eficiência e a oferta de serviços para a população”, explicou o prefeito, que toma posse no próximo dia 14 de fevereiro.

De acordo com a eleição, assim ficaram compostos:

Conselho de Prefeitos:

· Presidente: Antônio Júlio de Faria – prefeito de Pará de Minas

· Vice-presidente: Marcos Eugênio Sanches Martins – prefeito de São José da Varginha

Conselho Curador:

– Presidente: Waldemar Bicalho Campos – secretário municipal de saúde de Pitangui

– Vice-presidente: Cleber de Faria Silva – secretário municipal de saúde de Pará de Minas

– Secretário: Francisco Saulo Martins – secretário municipal de saúde de Pequi

Conselho Fiscal:

– Fábio Alves Costa Fonseca – prefeito de Igaratinga

– Heberth Fernando Martins Oliveira – prefeito de Florestal

– Flávio Lúcio da Silva Caires – secretário municipal de saúde de Onça de Pitangui

– João Gomes Dutra Filho – secretário municipal de saúde de Leandro Ferreira

Histórico

O Cispará foi criado em 5 de junho de 1996, com o objetivo de auxiliar a organização do sistema microrregional de saúde e potencializar a capacidade de atendimento dos municípios consorciados às suas populações. Atualmente formado por 12 municípios, Pará de Minas, Nova Serrana, Igaratinga, São José da Varginha, Florestal, Pequi, Papagaios, Maravilhas, Leandro Ferreira, Conceição do Pará, Pitangui e Onça de Pitangui, o consórcio atende população de aproximadamente 230 mil habitantes.

Por meio dele, são prestados diversos serviços, dentre os quais, consultas com neurologistas, dermatologistas, pneumologistas, ortopedistas, psiquiatras, urologistas, oftalmologistas e psicólogos. Além desses atendimentos especializados, o consórcio viabiliza para os municípios consorciados acompanhamento de pré-natal e exames de média e alta complexidade, como mamografia, endoscopia, ecodoppler cardiológico, teste ergométrico, espirometria e biópsias de mama e próstata. Mensalmente, o Cispará realiza mais de 3 mil atendimentos, 3.200 transportes de pacientes para atendimento em municípios diferentes do domicílio e 20 internações em UTIs.

ACPPM