1_pmdbminas_294.jpg.g

Em uma época de tantas descrenças na política, principalmente entre os jovens e movimentos sociais, ainda existem pessoas comprometidas com a ética e com o povo brasileiro. Um desses personagens é o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Nascido no ano da Revolução de 1930, Simon foi personagem presente em diversos momentos históricos que se misturam à construção da democracia no Brasil. Além de ser um dos fundadores do histórico MDB. Iniciou a carreira política como vereador, depois se elegeu deputado estadual, foi Ministro da Agricultura por escolha pessoal de Tancredo Neves, governador do Estado do Rio Grande do Sul e líder do Governo Itamar Franco no Senado.

Conhecido por seus discursos históricos e polêmicos, no qual constam discussões públicas com Renan Calheiros e Fernando Collor, nunca se absteve de seguir seus princípios e convicções políticas.

Passei a ultima quinta-feira, dia 12/09 ao seu lado no Congresso Nacional. Em um dia de muitas risadas e muita conversa sobre o PMDB. O Senador gaúcho teceu criticas a corrupção e ainda fez uma brincadeira, quando perguntei o que ele faria assim que se aposentasse: “Vou fazer parte da turma da mocidade que está aí na internet”, disse rindo e projetando o futuro.

Nesse mesmo dia, depois de almoçar em sua residência uma excelente macarronada caseira, preparada por sua esposa, tive a oportunidade de assistir ao seu lado, o julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre os “embargos infringentes” no caso do mensalão.

A cada voto proferido, Simon coçava a cabeça e me olhando firmemente falava: “Esse ministro vai votar contra nós!”, se referindo a nós, ou seja, contra o povo e a favor do mensalão.

Ao final do julgamento e o empate estabelecido, o senador termina o dia dizendo: – Se a decisão for uma [contra os embargos infringentes], teremos um novo Brasil. Se a decisão for outra [a favor], assistiremos a um repeteco de um filme de que não gostamos. O ministro (Celso Mello) estará nas minhas orações.

E assim encerrou-se mais um dia de expediente no Senado Federal ao lado desse grande político.

Pedro Simon é senador da República pelo PMDB-RS e Caio Simon é Vice-Presidente da Região Metropolitana do PMDB Jovem e Presidente da Comissão Provisória da Juventude em Nova Lima.