Mais segurança para mulheres vítimas de violência. Um aplicativo desenvolvido pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais foi lançado nesta terça-feira (05). A ferramenta, chamada de Alerta MG, está disponível para smartphones que utilizem o sistema Android e foi desenvolvida para auxiliar mulheres na luta contra a violência doméstica.

Ao baixar o aplicativo, a usuária pode cadastrar pessoas para receber um alerta emitido em situações de risco. Assim, ao vivenciar situações de violência, é possível, com apenas um clique, enviar uma mensagem de texto, com a localização da vítima, para todas as pessoas cadastradas.
Ainda há uma ferramenta em que mulheres previamente cadastradas pela Polícia Civil podem acionar, também, forças de segurança, que se deslocam para a área a fim de intervir e evitar agravamento das situações de risco.

A deputada Celise Laviola (MDB), que é membro da Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), vê, com bons olhos, a nova ferramenta. “Toda ação que vise diminuir os índices de violência contra a mulher são muito importantes. Entre 2016 e 2017 o número de feminicídios registrados em Minas cresceu 9% segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Vivemos uma onda de violência que precisa ser contida”, afirmou a parlamentar.

O aplicativo ainda conta com informações de serviços públicos que podem auxiliar no atendimento às vítimas, além de gerar dados que contribuirão para diagnóstico da violência doméstica no estado, possibilitando a criação de políticas públicas mais eficientes.