1_pmdbminas_276.jpg.g

Dependentes químicos de Pará de Minas visitam o Instituto Inhotim pela primeira vez

Com o objetivo de proporcionar momentos de lazer, contemplação da arte, inclusão social, resgate da qualidade de vida e atuação da arte como motivador de mudança de hábitos, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Pará de Minas promoverá, na manhã de quarta-feira, 7, uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. 19 pacientes atendidos pelo centro participarão do passeio que vai das 9 e meia da manhã às 3 e meia da tarde. A visita é parte do trabalho desenvolvido pelo CAPS-AD, por meio das oficinas terapêuticas, e ações voltadas para a inclusão social dos pacientes. Levando em conta o trabalho desenvolvido pelo Inhotim e a possibilidade de inclusão do CAPS-AD de Pará de Minas no projeto ‘Inhotim para Todos’, a equipe viabilizou a visita dos pacientes ao instituto e espera despertar o interesse deles em participar de atividades sociais com susbstituição do prazer – antes obtido pelo uso de álcool e drogas – por mais convivência e atividades de lazer.

Segundo a gerente do CAPS-AD) de Pará de Minas, Viviane Cristina de Carvalho Soares, muitos pacientes nunca saíram de Pará de Minas e a intenção é mostrar a todos eles que há opções de prazer além do vício. “Um guia vai acompanhar e explicar tudo lá. É um trabalho bem organizado. Será bom para resgatar o prazer de realizar atividades em grupo, a convivência com outras pessoas. Assim eles passam a se sentir no direito de estar nesses lugares. É um resgate também da auto-estima, pois os próprios pacientes se excluem do convívio social por medo, vergonha, etc. Elesestão alegres e eufóricos com o passeio”, comemora Viviane Soares.

O Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico. Em toda a área são encontradas espécies vegetais, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno.

O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken e Janet Cardiff, dentre outros.

SERVIÇO

DEPENDENTES DE ÁLCOOL E DROGAS VISTIAM INHOTIM

DATA: 07/08/2013

HORÁRIO: 9H30

CONTATO: Viviane Cristina de Carvalho Soares – Gerente do CAPS-AD

FONE: (37) 9143-2196 / 9948-6487