08-05 Assembleia de Minas valoriza participação popular Daniel Protzner ALMG

Proporcionar cada vez mais alternativas para que o cidadão participe, ativamente, das discussões no parlamento mineiro. Este é o motivo de uma remodelação no andar térreo do Palácio da Inconfidência, que receberá um novo auditório. O espaço será instalado onde funciona, hoje, o Memorial da Assembleia.

O objetivo é proporcionar ao cidadão mais um espaço de debate e interação com a política devido à crescente e positiva participação popular na ALMG, conforme avalia o presidente da Instituição, deputado Adalclever Lopes. “A iniciativa também está em sintonia com uma das prioridades da Mesa para o biênio 2017-2019, que é melhorar a infraestrutura da Casa para a realização de eventos e para a participação da sociedade”, disse.

As obras, que devem começar na próxima semana, devem ser entregues em agosto. Durante o período de execução, as atividades no Memorial serão suspensas. Suas instalações serão transferidas para o andar térreo do Edifício Tiradentes, prédio anexo ao Palácio, sede do Poder Legislativo de Minas Gerais.
O novo espaço possuirá 178 lugares. O público contará com 168 assentos, sendo quatro para pessoas obesas e quatro para pessoas com deficiência. Outros dez serão destinados à coordenação dos trabalhos.

Um púlpito para pronunciamentos também será instalado.

Será possível expandir a participação popular em grandes eventos, estendendo, por meio de telão. O novo espaço tem ligação direta com Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, onde, costumeiramente, grandes eventos são realizados.