14-11 Audiência pública discute situação de institutos federais

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na última semana, uma audiência pública que discutiu a atual situação e o futuro das instituições de ensino federais no Estado. Na ocasião, participaram representantes de diversas instituições, estudantes e movimentos estudantis, além de deputados estaduais e federais.

A presidente da Comissão, deputada Celise Laviola (PMDB), ressaltou a importância de zelar pela qualidade da educação em Minas. “Discutimos a importância de investimentos no setor e reiteramos a necessidade de não interrompê-los. Reitores das universidades federais em nosso Estado relataram o sucateamento do ensino no país, dado à falta de repasses e investimentos”, disse.

Segundo o deputado Cristiano da Silveira, autor do requerimento que deu origem à reunião, sem investimento em educação, no futuro não haverá mão de obra qualificada, iniciativas empreendedoras ou pesquisas.

Também foi lançada, na mesma reunião, a Frente Parlamentar em Apoio aos Institutos Federais e às Universidades Federais, que tem o objetivo de unir forças para garantir que o sistema opere da melhor forma possível.