IMG_8948 (1)

Fomentar e incentivar programas culturais por meio de incentivos. Este é um dos objetivos do programa Bandas de Minas, que distribui instrumentos gratuitamente para bandas civis no estado de Minas Gerais. O objetivo é valorizar os elementos singulares da cultura mineira, tais como a música.

Em sua última etapa, o programa destinou 500 instrumentos para 85 bandas. Uma delas é a Corporação Musical Santa Cecília, com sede em Caratinga, município do leste mineiro. Fundada em 1878, a banda, que hoje conta com 40 integrantes, é uma das mais expressivas manifestações culturais de Caratinga.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes (PMDB), participará da cerimônia de entrega dos instrumentos que acontecerá às 15h desta quinta-feira (02) na praça Manoel Lino Mol, Centro, em Barra Longa.

O programa Bandas de Minas é uma parceria entre o governo do estado e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemig. Além de destinar instrumentos para corporações musicais, buscando atender os 17 territórios de desenvolvimento do estado, a iniciativa promoverá encontros que devem integrar o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Minas possui, hoje, 681 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura em mais de 500 cidades.