image

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (31), o Projeto de Lei Complementar PLP 76/2017 que inclui municípios mineiros e capixabas na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene.

Para a deputada Celise Laviola, a inclusão de municípios da região leste na Sudene é sinal de investimentos significativos que ajudarão as cidades a enfrentar os problemas trazidos com a seca. Observou a parlamentar ao lembrar que Minas enfrenta a maior seca dos últimos 100 anos e parte de território já apresenta características climáticas típicas do semiárido, o que justifica, ainda mais, a inclusão destas cidades.
“Devemos encarar todos os investimentos na região leste como avanços para a população. O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou dados alarmantes sobre condições de renda e acesso à água e energia elétrica das famílias que residem no Vale do Rio Doce. Essas são somente algumas das razões que justificam a inclusão”, afirmou a deputada.

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste promove o desenvolvimento e a integração da base produtiva regional com linhas de financiamentos especiais e mecanismos de fomento de linhas de crédito para áreas climaticamente comprometidas. Hoje, os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba. Pernambuco, Piauí, Sergipe fazem parte da área de abrangência da Superintendência.
Celise Laviola lembrou que a votação e aprovação na Câmara dos Deputados representam mais uma vitória para nosso povo. O Projeto aprovado contempla 84 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo mas.ainda precisa ser apreciado pelo Senado Federal.

“Regiões com povo trabalhador e espírito de crescimento pujante merecem atenção especial para desenvolverem sua economia de forma dinâmica e sustentável”, disse a deputada. “Com apoio e incentivo do governo federal, por meio da superintendência, os municípios crescem, Minas se desenvolve e nosso país se torna cada vez mais próspero e integrado. Continuarei acompanhando a tramitação e lutando pela região Leste”, garantiu Celise Laviola.