brasil-verde-pollyanna-maliniak

Incentivar a doação de órgãos e tecidos no Brasil. Este é o objetivo da campanha Brasil Verde. A iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) lembra, em 27 de setembro, o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, prática que ainda não é suficiente para suprir as necessidades de nosso sistema de saúde.

No Brasil, segundo dados da ABTO, entre janeiro e junho de 2016, foram realizados 3.823 transplantes de órgãos, 15.381 transplantes de tecidos e 976 operações envolvendo medula óssea. Minas Gerais está em sétimo lugar nacional quando contabilizados os doadores efetivos.

Em sua página no Facebook, a deputada Celise Laviola (PMDB) se mostrou solidária à campanha e explicou o que é necessário para ser um doador de órgãos, prática que, segundo a parlamentar, é simples. “Não é necessário assinar nenhum documento, basta conversar com sua família e deixar claro seu desejo de ser doador. É importante lembrar que, mesmo expressando sua vontade, a doação somente será realizada com autorização da família, por isso é importante reforçar sua vontade em doar”, ressaltou.

MG Transplantes

Em Minas Gerais, o Complexo MG Transplantes é responsável por administrar centros de notificação, captação e distribuição de órgãos na região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul, Oeste, Nordeste e Leste do Estado. Criado em 1992, o Complexo é reconhecido como um dos mais organizados e ativos do país.

Para incentivar a doação, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais estará, até o fim desta semana, iluminada de verde, cor que simboliza a esperança.