IMG-1196

A deputada Celise Laviola (MDB) participou, esta semana, do programa Assembleia Debate, produzido e veiculado pela TV Assembleia. A parlamentar pôde conversar sobre os desafios e as potencialidades do Vale do Rio Doce.
Um dos pontos lembrados por Celise durante o programa foi o desastre com a barragem de rejeitos com a mineradora Samarco, que derramou 49 milhões de metros cúbicos de lama de mineração no leito do Rio Doce, inviabilizando o consumo e a pesca. Sobre a tragédia, Celise disse que espera da Fundação Renova, criada para auxiliar os moradores atingidos, que mais ações coletivas sejam tomadas.

Logística e desenvolvimento também foram tratados no programa. Celise lembrou que tem lutado pela inclusão de 81 municípios da região leste de Minas na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A parlamentar disse que, por possuir características do semiárido e ser uma das regiões menos desenvolvidas do estado, é crucial que as cidades do Vale do Rio Doce recebam incentivos do governo federal para favorecer o desenvolvimento na região.

Os fóruns regionais de governo também foram tratados. A ferramenta de governabilidade proposta pela administração do estado realizou, em outubro do ano passado, uma etapa da cidade de Aimorés, no Vale do Rio Doce. Na ocasião, além de despachos governamentais, foram anunciadas melhorias em saúde e educação. Celise destacou, ainda, a criação de cursos técnicos, que visam, além de oferecer formação profissional, criar alternativas para tirar os jovens das ruas e levá-los para a sala de aula. O deputado Bonifácio Mourão (PSBD) também participou da conversa sobre o território Rio Doce.