10-10 Aimorés sedia 14º Fórum Regional

O dia 5 de outubro de 2017 ficará registrado na história de Aimorés. A cidade do leste de Minas recebeu, na última quinta-feira, o 14º encontro dos Fóruns Regionais de Governo, realizado pelo Poder Executivo em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na ocasião, que contemplou o território do Vale do Rio Doce, o gabinete do governador do estado, Fernando Pimentel, foi, simbolicamente, transferido para a cidade.

Durante o evento, o governador ressaltou que os Fóruns foram pensados para descentralizar o governo, tirando-o da capital e levando para as cidades no interior, o que, segundo ele, é inédito para Aimorés.

A deputada Celise Laviola (PMDB) participou do evento representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A parlamentar agradeceu o governo do estado pelo empenho em atender as demandas da região. “Destaquei a importância da construção de uma ponte na rodovia que dá acesso a Mendes Pimentel e a necessidade de implantação do ensino médio na Escola Estadual Américo Martins da
Costa, de Aimorés. Lembrei, também, do empenho do governo em concluir as obras da UTI de Resplendor, empreendimento que pode colaborar para diminuir a judicialização da saúde em Minas. A importância de ter o governo do estado perto do povo está em coisas pontuais que foram resolvidas na nossa região, além das reivindicações feitas”, observou.

O governador Fernando Pimentel destacou a importância da regionalização das ações de governo e, durante a realização do fórum, entregou chaves de conjuntos habitacionais para famílias das cidades de Alpercata e Sardoá. Pimentel também assinou despachos para viabilizar a instalação de iluminação em campos de futebol e quadras poliesportivas, em parceria entre a Cemig e os municípios de Itanhomi, Marilac, Peçanha, Resplendor, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixo e São José da Safira. O governador também determinou que a Secretaria de Estado de
Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese faça a aquisição e distribuição de sementes para 5.052 famílias de 37 municípios do Território Vale do Rio Doce.

Para o prefeito de Aimorés, Marcelo Marques (PMDB), a realização dos fóruns é importante tanto para os municípios quanto para o estado. “Para nós, aimoreenses, foi um momento ímpar. Há muitos anos não acontecia algo com esta grandiosidade e com todos estes serviços prestados pelo governo estadual”, contou.

O fórum também foi uma excelente oportunidade para que produtores e artesãos divulgassem seu trabalho. Feirantes puderam vender doces típicos, bebidas, frutas, legumes e artesanato. Dona Adélia Maria, artesã de Governador Valadares, acredita que os negócios regionais podem ganhar visibilidade durante o fórum. “Trouxemos licores e suco de milho verde, que são produtos artesanais. Aqui tem pessoas de vários lugares que vão conhecer o nosso produto”, disse.

O Fórum Regional Território Rio Doce atendeu a 55 municípios da região. Durante o evento, além de escutar as demandas da comunidade, diversos serviços foram oferecidos, tais como emissão de carteira de identidade, palestras sobre uso consciente da água, prevenção e combate ao uso de drogas, assistência técnica agropecuária e financeira.