25-08

Apresentar a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, sua função no Poder Legislativo e seu papel como colegiado voltado para a educação em Minas. Este foi o objetivo de um encontro promovido nesta quinta-feira (24), pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com alunos do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Na ocasião, os estudantes conversaram com a deputada Celise Laviola (PMDB), presidente da Comissão de Educação, que apresentou algumas curiosidades sobre o assunto.

O encontro fez parte do programa Conexão Assembleia, que compreende uma série de palestras sobre a Casa Legislativa e sua atuação. Durante o evento os estudantes conversaram com servidores da ALMG a fim de entender o funcionamento do Poder Legislativo em Minas Gerais. Os alunos também realizam visita para conhecer as dependências do Palácio da Inconfidência, sede da ALMG.

A deputada Celise Laviola ministrou palestra que destacou a importância da educação na formação política e cidadã, além de ressaltar trechos constitucionais que asseguram a educação como direito de todos e dever do Estado. “Conversamos sobre a importância da participação dos estudantes nas decisões políticas e a importância da educação da formação cidadã. Também conversamos sobre o papel da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia e o trabalho dos parlamentares desempenhado nela. Foi uma excelente oportunidade para ouvir sugestões de melhoramento de nossa legislação e também discutir, de forma construtiva, a educação em nosso estado”, disse a parlamentar.

Ao final a deputada respondeu questões feitas pelos estudantes sobre a participação da Comissão na estrutura da educação em Minas, no Plano Estadual de Educação e na educação política nas escolas.