1_pmdb_1176.jpg.g

Aconteceu na manhã de hoje, 9 de setembro, a abertura da Semana Internacional do Café, um dos maiores e mais importantes eventos mundiais do setor cafeeiro, que reúne, até o dia 13, representantes de mais de 70 países.

O evento é uma realização do governo mineiro, por meio da Secretaria de Estado e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), SEBRAE, Organização Internacional do Café, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora.

O Ministro da Agricultura, deputado federal Antônio Andrade, um dos preletores da cerimônia que deu início à feira, afirmou que o seminário será uma grande oportunidade para o estreitamento da relação com os consumidores, mostrando a grande diversidade e a qualidade da produção do café.

“Esta reunião é muito importante, pois veio justamente discutir o café no mundo inteiro. Não tenho dúvidas de que as questões de produção e comercialização do produto serão amplamente discutidas aqui por todos os países participantes”, explica Andrade.

Durante a abertura, Antônio Andrade colocou que o Ministério da Agricultura está disponibilizando R$5.800 bilhões em apoio ao setor e à comercialização de 13 milhões de sacas de café. As datas dos leilões de contratos de operações de venda de café também foram anunciadas. Na próxima sexta-feira, 13, acontecerá o primeiro com a comercialização de 1 milhão de sacas de café e os próximos leilões estão marcados para o dia 20 e 27 deste mês, ambos também com a venda de 1 milhão de sacas.

“Com esse apoio à comercialização, acreditamos que teremos um aquecimento do preço do café”, ponderou o ministro.

O deputado federal Silas Brasileiro (PMDB-MG), que presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) ressaltou em sua fala acreditar que a oficialização dos leilões, que corresponde ao governo adquirir sacas pelo preço estipulado, será de fundamental importância para auxiliar na reação dos preços.

Também estiveram presentes outras lideranças peemedebistas como o senador Clésio Andrade, o presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Saraiva Felipe, Mauro Lopes, Newton Cardoso e os deputados estaduais Adalclever Lopes, Vanderlei Miranda e Sávio Souza Cruz.

PMDB-MG com assessoria de comunicação Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (PMDB-MG)