Cabo Júlio (deputado estadual PMDB/MG)

Cabo Júlio (deputado estadual PMDB/MG)

O município que está localizado na Zona da Mata fica a 380 km da capital mineira e bem mais próximo do Rio de Janeiro. Essa proximidade com a capital fluminense tem sido motivo de preocupação e acabou provocando a realização de uma audiência pública nesta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Para o representante da Comissão de Segurança Pública, deputado Cabo Júlio (PMDB), a divisa com o Rio de Janeiro proporciona o aumento da criminalidade no município de Além Paraíba, ou seja, “o que se combate no Rio acaba atravessando a fronteira”, observa o parlamentar. Segundo ele, essas cidades que fazem divisa, precisariam ter um tratamento diferenciado e não tem sequer um efetivo policial suficiente para garantir a segurança pública.

Cabo Júlio ouviu os relatos feitos na audiência, lamentou a precariedade da segurança no local, chamou a atenção para a falta de viaturas e os problemas na cadeia da região. Segundo ele, a situação não é das melhores, mas também não dá para ficar só cobrando do estado. “A gente vê alguns colegas cobrarem do governo do estado, mas esses mesmos colegas poderiam ajudar fazendo emendas destinando viaturas para as polícias militar/civil e para a reforma de delegacia. Eu acho que além de cobrar, precisamos agir”, salientou.

O deputado lembrou também que existe um cronograma de assunção das cadeias que são administradas pela polícia civil para a Suapi – Subsecretaria de Administração Prisional. De acordo com o parlamentar, 92 cadeias estão nessa situação. Ele se comprometeu a ajudar o município de Além Paraíba. “Espero que ele seja um dos primeiros a ser atendidos pela Suapi”, afirmou. “Hoje nós temos 3 mil novos agentes em curso de formação, uma vez formados o cronograma de assunção das cadeias poderá ser acelerado”, concluiu Cabo Júlio.