18-08 Conferência internacional discute trabalho de legisladores

Discutir ideias e alternativas que possibilitem melhoramento do trabalho do legislador. Este foi o objetivo de um encontro internacional de legisladores realizado em Boston, nos Estados Unidos, na última semana. A deputada Celise Laviola (PMDB), que preside a Secretaria da Mulher da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, participou do evento.

Para Celise, que também é presidente da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, o evento é uma excelente oportunidade para realizar um intercâmbio de conhecimentos. ”Durante o evento, que contou com ricas palestras, discussões e visitas, tivemos a oportunidade de realizar um intercâmbio de conhecimento com parlamentares de vários países das Américas, a fim de tornar nosso trabalho nas Casas Legislativas cada vez mais eficiente”, disse.

Segundo a parlamentar, temas relevantes para o estado foram tratados na conferência. “Tivemos a oportunidade de discutir temas como a utilização e impacto da tecnologia na educação; comércio internacional; sistemas eleitorais e participação popular além de alternativas de tratamento para portadores de sofrimento mental ou para dependentes químicos, desviando-os dos tratamentos convencionais que não enxergam a temática como um problema de saúde pública”, relatou Celise.

Um dos propósitos da NSCL, criada em 1975, é o de melhorar a qualidade e a efetividade dos legisladores nos governos. Celise Laviola afirma que este é um dos maiores encontros internacionais de líderes, especialistas e políticos das Américas. “Estou certa de que muito do que aprendemos na Conferência será usado a favor de nosso trabalho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais” reforçou.