DSC_0283

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, recebeu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na segunda-feira (15), o deputado estadual Thiago Cota; a diretora da Escola Estadual Dr. Gomes Freire, Renata Coelho e representantes do Colegiado, para tratar da liberação de recursos que serão utilizados para a reforma do prédio da Escola, que se encontra em péssimas condições, causando risco e transtorno aos alunos.

Durante a audiência, foi apresentado à secretária um relatório explicando a situação de vulnerabilidade da Escola com as fotos dos pontos de risco aos alunos. Também foi entregue um abaixo-assinado contendo mais de 23 mil assinaturas da comunidade marianense cobrando a reforma. O deputado Thiago Cota lembrou a secretária, que com seu apoio, os recursos já haviam sido empenhados pelo Governo do Estado, mas ainda aguardam liberação de pagamento. A diretora Renata Coelho afirmou que já foi realizada a licitação e que aguarda apenas a liberação dos recursos para executar as obras. Ela lembrou ainda que após a tragédia do rompimento da barragem em Bento Rodrigues e o desemprego que vem assolando a cidade, a Escola teve que criar turmas para conseguir atender a demanda dos novos alunos remanescentes de escolas particulares, que não tiveram condições de continuar estudando na rede privada.

Ao final da reunião, a secretária Macaé Evaristo afirmou que os recursos para a reforma desta e de outras escolas da região já estavam programados para serem liberados em 2016, mas que devido à crise que o Estado enfrenta, não foi possível cumprir a meta. Apesar desta situação, a secretária disse que dará uma atenção especial para essa demanda e que tentará buscar meios de realizar o pagamento dos recursos nem que seja de forma parcelada para dar início às obras.