vice

Preocupado com a escassez de água que afeta vários estados brasileiros, o 1º Vice-líder do PMDB na Câmara, deputado Newton Cardoso Jr (MG) tem discutido projetos e soluções para amenizar a crise hídrica no País. O assunto será tema de debate no Plenário da Câmara, durante uma Comissão Geral, no próximo dia 4 de março. Serão ouvidos especialistas e autoridades da área.

Para Newton Jr, que também é integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, a crise hídrica deve ser amplamente debatida pelo Parlamento, já que o problema se agrava a cada dia. “Estamos lutando pela continuidade das obras que podem garantir água para as localidades mais afetadas pela seca. No caso de Minas Gerais, a prioridade é a conclusão da barragem de Berizal, no norte do estado. Iniciada em 1997, e parada há mais de uma década, esta obra é fundamental para combater os efeitos da estiagem nos municípios da região do Alto Rio Pardo”, afirmou.

O deputado lembrou, também, que o último acúmulo de água que teve na região metropolitana de Belo Horizonte foi o sistema Rio Manso, construído pelo então governador Newton Cardoso. Inaugurada em 1991, a represa abrange os municípios de Brumadinho, Crucilândia, Itatiaiuçu, Bonfim e Rio Manso. “Bons exemplos devem ser seguidos, mas de lá pra cá nenhuma outra obra deste porte foi feita. No Congresso, assumi o compromisso de dar continuidade a esse trabalho. Tenho como meta a instalação de mais barragens em Minas Gerais”, disse o parlamentar.

Além da construção de barragens, Newton Cardoso Jr defende a melhoria da gestão da água; a conscientização sobre o desperdício; o incentivo ao reflorestamento, a preservação dos mananciais e, acima de tudo, o desenvolvimento com sustentabilidade. “ Por falta de planejamento, hoje não temos água para a população dos grandes estados brasileiros. Precisamos mudar este quadro”, concluiu.