037

O deputado federal Newton Cardoso Jr (PMDB MG) participou nesta quarta-feira (24), em Belo Horizonte, de uma importante reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, para discutir a situação do Norte de Minas Gerais, que abrange 89 Municípios. Entre os temas debatidos estão a renovação da frota do serviço de transporte sanitário, fortalecimento da rede pública, gestão compartilhada, consórcios, melhorias na qualidade do atendimento pelo SUS, entre outros. Prefeitos e profissionais da área de saúde reivindicaram um maior direcionamento de recursos principalmente para a gestão hospitalar.

Newton Jr defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 001/15, que altera o percentual mínimo a ser aplicado anualmente pela União em ações e serviços públicos de saúde, que possibilitará um aporte adicional de aproximadamente R$ 13 bilhões para o setor já este ano, chegando a R$ 33,4 bilhões em 2021. “No Congresso, vamos lutar pela aprovação desta PEC e continuar cobrando do Governo Federal mais investimentos no setor”, afirmou o deputado.

Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Francisco Sá, prefeito Denilson Rodrigues, são necessárias propostas bem consolidadas para a definição da política hospitalar regional. “Precisamos descentralizar as ações de assistência hospitalar que atualmente estão concentradas em Montes Claros. Com essa iniciativa, possibilitaremos nas microrregiões um atendimento à população mais rápido e eficaz”, ressaltou Denilson.

Presentes no encontro com o Secretário de Saúde representantes dos consórcios intermunicipais e os Prefeitos de Francisco Sá, Salinas, Francisco Dumont, Engenheiro Navarro, Pai Pedro, Guaraciama, Januária, São Francisco, Cônego Marinho, Manga, Matias Cardoso, Bocaiúva, Brasília de Minas, Lontra e Cristália.