Deputado Vanderlei Miranda e vereador Cristiano Leonardo de Mateus Leme

O Hospital Santa Terezinha, instituição filantrópica que há mais de 60 anos atende a população de Mateus Leme, Juatuba, Florestal, Igarapé e São Joaquim de Bicas, dentre outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, passa por um momento delicado devido a falta de recursos. Em busca de soluções, o deputado Vanderlei Miranda, a pedido do presidente da Câmara de Mateus Leme, vereador Cristiano Leonardo, encaminhou ao Governo do Estado as demandas da entidade.

No ofício enviado à Secretaria de Estado de Saúde, o parlamentar solicitou a regularização do repasse financeiro referente aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), que representam aproximadamente 85% dos atendimentos realizados pelo Hospital Santa Terezinha. Além disso, também pediu a revisão do teto de faturamento do SUS que foi estabelecido há 3 anos e está defasado.

O vereador Cristiano Leonardo afirma que o teto atual de faturamento não é suficiente para custear todos os atendimentos. “Para que a população carente continue sendo atendida, precisamos aumentar o teto de faturamento que atualmente é de R$50 mil reais. O Hospital Santa Terezinha funciona 24 horas, possui estrutura para cirurgias gerais, mas infelizmente o bloco fica ocioso, porque a clínica médica utiliza todo o teto do SUS. Tivemos que fechar a maternidade, a pediatria e também diminuir o número de atendimentos”. Cristiano conta ainda que, não apenas Mateus Leme, mas todos os municípios atendidos pelo hospital estão sendo prejudicados com a falta de recursos.

O deputado Vanderlei Miranda também solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, a liberação de recursos para a construção de uma escola no município de Mateus Leme, pois o número de unidades públicas de ensino é o mesmo há 30 anos e com o crescimento da população a demanda por novas escolas também aumentou. As instituições estaduais existentes não possuem mais capacidade para receber os alunos encaminhados pelas escolas municipais.

Ciente das dificuldades enfrentadas pelas áreas da saúde e educação, o deputado Vanderlei Miranda empenha seu mandato para buscar soluções para essas questões. “Sabemos que essas áreas são deficientes e necessitam de uma presença maior do Estado. Principalmente nessas cidades, onde a carência é ainda maior. Esperamos que esses ofícios encaminhados às Secretarias de Saúde e Educação possam ser respondidos positivamente com o envio dos recursos para que a cidade de Mateus Leme e, naturalmente, as cidades que dependem dela possam também ser atendidas. Esse é o compromisso do nosso mandato, trabalhar sempre em parceria com os municípios. Especialmente aqueles das regiões mais carentes. O social é o nosso foco”, afirmou o deputado.