foto-5

O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) viajou para Caratinga com o objetivo de participar da inauguração do Parque Inclusivo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caratinga (APAE). Construído com emenda indicada pelo próprio parlamentar, o equipamento foi projetado dentro das diretrizes de acessibilidade e segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e atenderá aproximadamente 400 alunos, entre eles crianças, jovens e adultos.

Segundo a secretária escolar da Apae de Caratinga, Renata Vieira, o Parque Inclusivo disponibiliza espaços estruturados que proporcionam alegria, integração e motivação, uma vez que é composto por diversos recursos lúdicos que propiciam às crianças com e sem deficiência um momento de troca ao compartilharem as mesmas experiências. “Isso significa que as crianças com mobilidade reduzida e/ou alterações sensoriais e intelectuais terão a oportunidade de brincar de forma segura e ampliar experiências motoras, cognitivas e sensoriais, gerando sensações prazerosas que favorecem a melhora da autoestima, promovendo a acessibilidade social, caminho que conduz a uma sociedade sem preconceitos”.

O presidente da associação, André José Penna, ficou muito feliz com a presença do deputado e agradeceu a destinação do recurso. “Eu fiz questão, na presença do deputado e na presença de mais de mil pessoas que estavam no ato da inauguração, de deixar registrado que o deputado é um homem público que serve de exemplo para todos aqueles que se dispõem a ser homens públicos. Porque ele ajuda a quem precisa, se empenha. É uma pessoa humilde, acessível e disponível. As emendas que ele disponibiliza e principalmente a vinda dele em loco para conhecer o trabalho que realizamos na associação foi de grande valia. A parceria dá vida, além de uma carga de ânimo e uma ajuda importantíssima para a continuidade do trabalho da APAE”.

Vanderlei Miranda salientou que a visita à Apae foi gratificante pois ele pôde ver que é possível fazer muito mesmo com pouco desde que se tenha responsabilidade e seriedade. “O parque inclusivo que foi construído com recurso da emenda que eu destinei é um equipamento muito bonito. Todo ele foi pensado ecologicamente, construído com eucalipto tratado e possui várias peças, desde escorregadores, balanços, brinquedos sonoros e painéis que estimulam a motricidade. Um verdadeiro espaço de lazer”.

O parlamentar disse ainda que ficou impressionado com o trabalho que o presidente e toda a equipe da Apae de Caratinga têm realizado. “A gente percebe que as pessoas estão ali por amor a uma causa. Trabalho fantástico. Maravilhoso. Que nos deixa realmente felizes em poder contribuir com uma gotinha no oceano das necessidades que eles têm. Quando a gente vê o dinheiro que foi enviado tão bem aplicado, tão responsavelmente gasto, isso nos inspira e nos anima a continuar sendo parceiros de entidades como a Apae”.

Durante a inauguração, o deputado Vanderlei Miranda foi homenageado com uma placa e presenteado com um banco de madeira feito pelos próprios alunos da associação na oficina de artesanato.