montagem_sitev2

No próximo domingo (1º de fevereiro) tomam posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) 77 deputados estaduais para a 18ª Legislatura da Casa. A solenidade ocorrerá no Plenário Juscelino Kubitschek, às 14h. São esperadas mais de mil pessoas entre prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais e outras autoridades do Estado. O vice-governador e presidente do PMDB-MG, Antônio Andrade, estará presente na cerimônia juntamente com o governador do Estado, Fernando Pimentel. Na ocasião, os parlamentares eleitos irão assinar o termo de posse e prestar o juramento constitucional.

PMDB-MG

Dos 77 deputados estaduais que tomarão posse, 10 são peemedebistas: Adalclever Lopes, Sávio Souza Cruz, Ivair Nogueira, Cabo Júlio, Vanderlei Miranda, Tadeu Martins Leite e Leonídio Bouças foram reeleitos, enquanto que Celise Laviola e João Magalhães vão para o primeiro mandato na ALMG.

Logo após a cerimônia de posse ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia. Pela primeira vez, o pleito será por meio de votação aberta, com o registro de cada voto no painel eletrônico do Plenário. A Mesa da ALMG possui funções como definir despesas e contratos, dirigir os trabalhos da Casa, aprovar a proposta de orçamento do legislativo e decide sobre a carreira, direitos e deveres dos servidores.

Deputados federais

Assim como os deputados estaduais, os federais também tomarão posse no domingo. Ao todo, serão 513. Entre eles, 289 são parlamentares reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 debutarão na Câmara Federal.

Deputados Federais 2015-2018

Dos 53 deputados eleitos por Minas Gerais, seis são do PMDB-MG. Três foram eleitos pela primeira vez (Laudívio Carvalho, Rodrigo Pacheco e Newton Cardoso Jr). Outros três vão para mais quatro anos de mandato (Leonardo Quintão, Mauro Lopes e Saraiva Felipe).