ny2

Presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura, o deputado federal Newton Cardoso Jr (PMDB MG), e o Dr. Aldo de Cresci Neto, Secretário – executivo da Frente Parlamentar da Silvicultura e Advogado especializado no setor florestal participam, nesta quarta-feira (5), Na United Nations, em Nova York, do I Fórum sobre Investimentos Florestais Inovadores. O evento reúne especialistas dos setores público e privado, assim como a sociedade civil, para discutir abordagens inovadoras de investimentos em restauração, reflorestamento, conservação e manejo florestal no Brasil e nos Estados Unidos. Os dois países já se comprometeram a intensificar a colaboração bilateral, e no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), para enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas.

Brasil e Estados Unidos decidiram lançar uma Iniciativa Conjunta sobre Alterações Climáticas, que será implementada através do Brasil-US Climate Change Grupo de Trabalho (CCWG), que visa reforçar a a cooperação bilateral em questões relacionadas ao uso da terra, Silvicultura, a agricultura, energia limpa, e adaptação, bem como diálogos políticos sobre questões climáticas nacionais e internacionais. Neste contexto, foi convocado o Fórum, com o objetivo de estender a mão para empresas e outras instituições interessadas em avançar um diálogo pioneiro sobre investimentos florestais. Também serão discutidos outros temas, como a restrição para a aquisição de terras por estrangeiros.

Para o Deputado Newton Cardoso Jr, o setor florestal tem tudo para crescer mais neste momento conturbado da economia brasileira, e o fim da restriçao de compra de áreas rurais por sociedades brasileiras controladas por estrangeiros, além da geração de energia, são alternativas altamente positivas para o País. “Brasil e Estados Unidos assinaram um termo de compromisso para que 20% da energia gerada sejam provenientes de fontes renováveis até 2030. Vamos trabalhar pela desburocratização dos projetos que favoreçam o plantio de florestas no Brasil”, ressaltou o Parlamentar.

Leave a Comment