portugal

Em Missão Oficial pela Câmara dos Deputados, o Presidente da Frente Parlamentar de Silvicultura, Deputado Federal Newton Cardoso Jr (PMDB MG) viajou esta semana para Portugal, onde visitou empresas do setor florestal que pretendem investir no estado de Minas Gerais.

Na última terça-feira (7), Newton Jr foi conhecer o complexo industrial da “The Navigator Company” (antiga Portucel), em Figueira da Foz, uma das quatro plantas que o grupo possui no País. “Eles produzem celulose e papel para uso geral, com renome mundial e utilizam a biomassa e o gás natural para a geração de energia elétrica. Uma empresa reconhecida por transformar, de forma inovadora e sustentável, a floresta em produtos e serviços que contribuem para o bem-estar das pessoas”, afirmou o deputado. “Nesta visita, apresentamos aos empresários portugueses os dados florestais de Minas Gerais, com as vantagens competitivas do Estado, e convidamos oficialmente a empresa para se instalar em Minas Gerais”, concluiu.

O Deputado Newton Cardoso Jr também foi conhecer de perto o trabalho realizado pelas empresas Altri, que produz energia limpa e renovável, e Enermontijo, do grupo Enerpar, responsável pela industrialização e comercialização de pellets de madeira, um biocombustível amplamente usado na Europa e nos Estados Unidos. “Tivemos a oportunidade de ver e analisar modelos de desenvolvimento com sustentabilidade empresarial, social e ambiental. Exemplos de negócio que precisamos implantar e ampliar em Minas e no Brasil”, disse o Parlamentar.

Em Minas Gerais, maior produtor de carvão vegetal no País, a Silvicultura está presente em 440 municípios, gerando 378.640 empregos diretos e indiretos. O setor é marcado pela amplitude de produtos compostos, principalmente, por madeira industrial (celulose e papel), pelo processamento mecânico da madeira (serrados e compensados), e pela madeira para energia (lenha, cavaco e carvão vegetal).

A instalação de empresas portuguesas em Minas Gerais já está em fase de negociação, de acordo com o Deputado Newton Jr. “ Estamos lutando para que uma fábrica de celulose e outros polos industriais sejam implantados em Minas, incrementando o desenvolvimento do Estado. Além disso, continuamos o nosso trabalho pelo fortalecimento do setor florestal, fomentando e promovendo políticas e legislações que sustentem a atividade, inclusive no que se refere à sua base de financiamento”, ressaltou.

Acompanham o Deputado Newton Cardoso Jr na viagem a Portugal Dr. Aldo De Cresci, Secretário – executivo da Frente Parlamentar de Silvicultura; o Superintendente de Área Internacional da FIEMG, Sr. Marcos Mandacaru; e o empresário João Carlos Antunes, da JOGIL Florestal, representando a Associação Mineira de Silvicultura.