Expozebu Foto

Antônio Andrade participou, na manhã do último sábado (29/04), da abertura oficial da 83ª Expozebu, um dos principais eventos agropecuários do País. Presente em todas as edições da feira desde que foi eleito vice-governador, ele falou sobre a relevância do evento nos cenários nacional e internacional.

“Aqui, são fomentadas discussões técnicas que ecoam mundialmente entre pecuaristas, que originam negócios sustentáveis pelo País afora, promovendo as raças zebuínas. Por isso, me sinto tão honrado em participar, por mais um ano, deste que é um dos principais eventos do setor no Brasil. Para organizar um evento deste porte por 83 anos, é preciso competência e coragem”, afirmou o vice-governador.

Andrade também ressaltou a pujança do agronegócio mineiro. “Minas Gerais é, reconhecidamente, um grande produtor, representando quase 14% do agronegócio nacional. E a pecuária, por sua vez, responde por 44% do PIB do agronegócio em Minas. Possuímos cerca de 24 milhões de cabeças de gado, sendo que 20% desse total está no Triângulo. E a ABCZ, por meio da realização de Expozebu, ajuda a fomentar ainda mais o setor”, concluiu.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABZC), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, destacou o sucesso do evento realizado em Uberaba. “Nosso potencial está evidente nos números da exposição. São mais de 2000 animais de todas as raças reunidas, 100% de ocupação da área comercial do parque Fernando Costa e cerca de 2000 m² de novas obras. Historicamente, a Expozebu sempre foi determinante, mas a edição deste ano representa um passo ainda maior rumo ao futuro da pecuária brasileira”, disse.

O ministro Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, também participou da abertura da feita. Em seu discurso, ele reforçou a grande capacidade de produção rural do País. “O Brasil é um dos grandes produtores de alimentos do mundo. Temos terras a serem exploradas, o que nos coloca com um potencial de crescimento formidável. Temos o maior rebanho bovino do mundo. E o País é exemplo de sustentabilidade, tanto na pecuária quanto na agricultura”, lembrou.

Já o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, elogiou a atuação rápida do Ministério da Agricultura para minimizar os efeitos da Operação Carne Fraca e lembrou que “a cidade de Uberaba é referência de tecnologia na área agropecuária”.

Lançamento da Safra Mineira de Açúcar e Etanol

Um dia antes, na sexta-feira (28/04), o vice-governador participou da solenidade de lançamento da Safra Mineira de Açúcar e Etanol, na Usina Vale do Tijuco, também em Uberaba. O evento foi realizado pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG).