Professor Giezi Reginaldo e aluno Izaias recebem medalha por projeto desenvolvido em escola de Prudente de Morais. Foto cedida pelo professor.

O estudante Izaias Diniz e o professor Giezi Reginaldo, da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, de Prudente de Morais, receberam em outubro a medalha de bronze na ESKOM – Expo for Young Scientists, uma mostra para jovens cientistas que ocorreu em Johanesburgo, África do Sul. Representando também outros três estudantes do ensino médio, eles apresentaram o projeto de uma bicicleta feita para oferecer segurança aos ciclistas, utilizando equipamentos eficientes e baratos. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Laressa da Silva Oliveira, Gabriela Santana de Abreu, Pedro Henrique Goulart e Izaias Diniz, sob orientação do professor de física.

“A medalha de bronze tem um significado muito especial, pois além de enfrentarmos barreiras como o idioma, não tínhamos muita informação sobre como seria a nossa participação. Nossa exposição se deu apenas com o banner e alguns impressos que fizemos. A questão do fuso horário também prejudicou. Em nosso planejamento, prevíamos chegar em Johanesburgo na terça pela manhã e adaptarmos; porém nosso voo foi transferido, perdemos a conexão, chegamos no dia da apresentação e fomos direto. Não deu tempo nem de trocar de roupas”, contou o professor Giezi Reginaldo.

A viagem ao continente africano foi possível por meio da liberação de recursos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, feita em atendimento a uma solicitação do deputado estadual Douglas Melo juntamente com os vereadores Silvanei e Gesley. Eles estiveram reunidos com a secretária de estado de educação Macaé Evaristo em março desse ano para conversar sobre o assunto.

“Essa é mais uma prova de que, investindo na educação dos nossos jovens, teremos muitas conquistas para nosso povo. Aproveito a oportunidade para agradecer mais uma vez à nossa secretária de estado de educação pela sensibilidade de atender nosso pedido. Parabéns aos alunos e ao professor. Estamos muito orgulhosos de vocês”, concluiu o deputado Douglas.