1_pmdb_981.jpg.g

O prefeito periquitense, Geraldo Godoy, tomou posse como presidente da Associação dos Municípios do Vale do Aço – Amva no dia 8 de março, às 16h, no Salão de Festas Angel Nobre, em Ipatinga. Godoy foi eleito por aclamação em 14 de janeiro e vai presidir a Associação no biênio 2013/2014.

É a terceira vez que Geraldo Godoy comanda a entidade. Como prefeito de Açucena, em 1989 e 1990, ele presidiu a AMVA e, agora, entra para a história como o segundo prefeito a cumprir três mandatos na associação (o outro foi o também peemedebista e ex-prefeito de Ipatinga, Jamil Selim de Sales, em 1976, 83 e 84). “É uma grande honra presidir a AMVA, porque fomos a primeira entidade de defesa dos interesses dos municípios mineiros. Este capítulo, a história do associativismo deve à visão privilegiada dos nossos pioneiros”, lembrou o novo presidente.

Para a cerimônia, autoridades importantes do cenário político mineiro já confirmaram presença, como o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Diniz Pinheiro (PSDB) e o Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Ângelo Roncalli (PR). A presença destas autoridades foi recebida com entusiasmo por Godoy. “São amigos que ocupam posição de destaque político em nosso estado. Para fortalecer a nossa associação e inserir o Vale do Aço no centro das discussões, em Belo Horizonte e Brasília, vamos contar com estes e com todos os outros amigos que tenham bom trânsito político em Minas e em Brasília, independente da cor partidária”, observou. “Sonhos como o Hospital Regional e a duplicação da BR 381, por exemplo, só vão ser realidade se tivermos voz ativa junto às esferas governamentais. E isso se faz com representatividade política forte”, acrescentou.

Força Econômica

De acordo com Geraldo Godoy a principal proposta de sua gestão é buscar a união das lideranças políticas do Vale do Aço. Para ele, nestes 39 anos, a Amva já assinou importantes conquistas para a região, sobretudo para os pequenos municípios. “Hoje, todos os pequenos municípios estão ligados por asfalto às rodovias estaduais e federais. Isso não veio de graça não! Foi através de uma interlocução da Associação com o governo estadual e federal, daí a importância da entidade para estes municípios menores”, lembrou.

O presidente afirmou ainda que vai atuar com firmeza para fazer valer a força econômica da região e cobrar retorno proporcional à contribuição do Vale do Aço para o Estado e a União. “Nossa relação política é a melhor possível. Estamos aguardando a confirmação da presença de muitos amigos que estarão conosco nesta busca do fortalecimento regional. Vamos lutar para que os interesses regionais estejam no centro das discussões políticas em Belo Horizonte e Brasília”, ressaltou.

Também compõem a nova diretoria da AMVA o prefeito de Antônio Dias (José Carlos – 1º Vice-presidente) e Pingo D’Água (Anselmo Pires – 2° Vice-Presidente); o Conselho Fiscal é composto pelos prefeitos Antônio Carlos (Joanésia), Ailton Lima (Córrego Novo) e Geraldo Magela Borges (Marliéria); são suplentes do Conselho Fiscal: José Fábio (Mesquita), Edson Rogério (Entre Folhas) e Geraldo Flávio (Braúnas).

*** Com informações de Joel Souto – Amva