28-06 Governo realiza Fórum regional na região do Caparaó

O governo do estado de Minas Gerais realiza, nesta quinta-feira (29), o Fórum do Território Caparaó. O deputado João Magalhães (PMDB), destacou a importância do encontro para a região. “Venho convidar as lideranças, prefeitos, vereadores, secretários e gestores de todos os municípios da região do Caparaó para o Fórum Regional com a presença do nosso governador Fernando Pimentel”, disse.
Um dos temas em debate, de grande interesse dos municípios, será o acerto de contas entre Minas e a União, com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG. O assunto se refere às perdas de Minas Gerais com a Lei Kandir, que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados. Estima-se que Minas deixou de arrecadar cerca de R$135 bilhões. Desse montante, os municípios teriam direito a aproximadamente R$33 bilhões, ou seja, 25% do total.
Além disso, o Governo de Minas Gerais realiza mais um circuito de ações e serviços da nova fase dos Fóruns Regionais, com previsão da transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para a cidade de Manhuaçu e agendas específicas com representantes da sociedade civil, vereadores e prefeitos dos 55 municípios do território.
As atividades, preparadas por mais de 40 órgãos do Governo do Estado, serão realizadas no Centro Educacional de Manhuaçu (CEM) de 8 às 17 horas. “O público em geral está convidado a participar da extensa programação, que inclui a exposição de cerca de 150 ações de Governo e prestação de serviços, além de palestras, oficinas, workshops, teatro, feira de artesanato e economia popular solidária”, destacou João Magalhães.