Entrega de Kits e Caminh+Áes 004

Para fomentar a agricultura familiar em Minas Gerais, responsável por boa parte da produção agrícola e geração de renda e empregos, o deputado estadual Ivair Nogueira, por meio da indicação de emenda parlamentar, contemplou os municípios de Guaranésia e Liberdade com Kit Feira Livre que faz parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda).

O programa prevê ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.

De acordo com o deputado, o trabalho da agricultura familiar é muito importante para Minas Gerais. “Precisamos incentivar e apoiar a agricultura familiar, pois nosso Estado tem potencial. Minas conta com mais de 400 mil estabelecimentos agrícolas da agricultura familiar e responde por mais ou menos um terço da produção de arroz do estado, quase 40% de feijão, um terço da de café, 45% de leite”, avaliou.

Cada kit é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais, totalizando 5.520 itens. Os kits oferecem mais infraestrutura para o agricultor expor e vender suas mercadorias. As feiras livres são um importante canal de comercialização da produção agrícola, já que reduzem a distância entre quem produz e quem consome.