IMG_8948

Por intermédio do deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB), a Secretaria de Estado de Cultura repassou instrumentos musicais às Corporações Musicais Padre Alberto e Euterpe Maciel, de Camacho e Turmalina, respectivamente.

Segundo Ivair Nogueira é importante investir e valorizar a música e a tradição das bandas em todo o Estado.

“As bandas de música são tradicionais no interior, incentivam a cultura mineira sendo essenciais para que a tradição seja mantida. Apoio este trabalho primoroso, que beneficia diretamente cerca de 100 mil pessoas em centenas de municípios, uma vez que não é fácil adquirir instrumentos musicais devido ao custo”, falou.

Dentre os instrumentos entregues estão trompas, clarinetes, flautas, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, bombardões, pratos, surdos e bumbos. A ação se refere ao Edital de 2015 do Programa Bandas de Minas.

Bandas de Minas

Durante a cerimônia, foram entregues um total de 448 instrumentos musicais destinados a 85 bandas de 74 municípios mineiros. Foram distribuídos 265 instrumentos para 48 corporações musicais de 43 cidades. Ao todo foram investidos R$ 1 milhão por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig).

Contam-se mais de 30 mil músicos no Estado, de todas as idades e procedências, preservando a tradição de abrilhantar as comemorações cívicas e religiosas das cidades mineiras, além da música popular brasileira.