Plenário Presidente Juscelino Kubitschek - Palácio da Inconfidência - ALMG - Rua Rodrigues Caldas, nº 30 - Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte

Plenário Presidente Juscelino Kubitschek – Palácio da Inconfidência – ALMG – Rua Rodrigues Caldas, nº 30 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte

O deputado Isauro Calais quer que o Estado crie um programa específico para garantir que cuidadores de idosos prestem serviço de atendimento domiciliar juntamente com as equipes do Programa Saúde da Família. O parlamentar apresentou requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) solicitando que as secretarias de Saúde e de Planejamento e Gestão providenciem estudos para implantação da medida para os municípios mineiros.

Segundo Calais, em São Paulo uma iniciativa como essa começou a vigorar em 2014 com sucesso. “Nosso Estado precisa avançar. Esse atendimento domiciliar é importante principalmente para os idosos que moram sozinhos, em situação de dependência ou vulnerabilidade social”, afirmou.

De acordo com Isauro, o novo serviço funcionará integrado ao Programa Saúde da Família e direcionado para aqueles já atendidos nas unidades de saúde do seu bairro. “Essa assistência será fundamental para os idosos carentes. Além de ajudar nas atividades diárias; esse cuidador público vai contribuir na prevenção de inúmeros problemas de saúde que sobrecarregam inclusive nosso sistema”, observa o deputado. Isauro apresentou também requerimento para realização de Audiência Pública para debater o Projeto de Lei Complementar 11/2016, que está em tramitação no Senado em Brasília e vai regulamentar a profissão de cuidador de idosos.