04-08 Ivair Nogueira defende preservação de manancial em Betim e Contagem

Uma audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, nesta quarta-feira (02), debateu as propostas de ajustes do macrozoneamento da Bacia Hidrográfica da Vargem das Flores, localizada entre Contagem e Betim, apresentadas pela Prefeitura de Contagem ao Governo do Estado e à Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, parlamentares questionaram a medida e se mostraram receosos quanto ao impacto no manancial.

Situada na divisa dos municípios, a represa é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 10% da Grande BH. De acordo com os gestores, a intenção é promover a regularização urbana e o desenvolvimento econômico.

Uma das preocupações dos parlamentares é que o plano possa eliminar áreas rurais próximas à bacia, permitindo a instalação de novas residências e indústrias. A prefeitura de Contagem afirmou que enquanto os instrumentos urbanísticos forem ineficientes, o problema do manancial não será solucionado e negou que esteja sendo proposta uma redução de área rural. A prefeitura também relatou que um de seus objetivos é interromper novas unidades habitacionais no entorno da lagoa e preservar o meio ambiente local.

Segundo o deputado Ivair Nogueira (PMDB), os mananciais não estão sendo protegidos como deveriam, o que ameaça o abastecimento de água. “Precisamos mesmo, é de uma força-tarefa para proteger a área. Além disso, discutimos as propostas de ajustes do macrozoneamento da Bacia, elaborado pela Agência RMBH e que contém os limites, diretrizes e parâmetros gerais para cada região, com vistas à reestruturação territorial, ao desenvolvimento produtivo sustentável e à proteção ambiental. A alteração sugerida pode comprometer o abastecimento de água da RMBH, e estamos receosos quanto ao impacto no manancial desta importante bacia”, disse o parlamentar.

O governador Fernando Pimentel, aguarda, segundo o líder de governo na ALMG, deputado Durval Ângelo, um parecer técnico para definir ações. Também foram ouvidos o Ministério Público e a Copasa.

Segurança

No próximo dia 08, será realizada audiência pública da Comissão de Segurança Pública da ALMG para discutir a criminalidade no município de Betim. O autor do requerimento que deu origem à reunião é o deputado Ivair Nogueira.