Ivair Nogueira (deputado estadual PMDB/MG)

Ivair Nogueira (deputado estadual PMDB/MG)

O local de instalação do centro de compostagem de lixo de Betim foi tema de audiência pública requerida pelo deputado estadual Ivair Nogueira, na Comissão de Meio Ambiente da ALMG. O objetivo foi esclarecer para os moradores de Betim todas as dúvidas, pois existe a possibilidade da instalação do centro nas proximidades da Área de Preservação Ambiental (APA) de Vargem das Flores.

O deputado reforça ser favorável a instalação do centro, desde que seja em um local adequado e não onde a prefeitura sugere, dada a importância do manancial de Vargem das Flores para o abastecimento da RMBH. “Antes de definir e publicar o decreto, a prefeitura deveria ter debatido a questão com a população e lideranças do movimento ambiental. Esse decreto deveria ser revogado”, comentou.

Ainda segundo Ivair, o temor da população e dos ambientalistas é contaminação da represa devido à proximidade do local, e Serra Negra e Vargem das Flores são os dois únicos locais ainda um pouco preservados em Betim.
“Vamos acompanhar de perto o andamento e, para isso, aprovamos requerimentos solicitando providências para realização de uma audiência da Câmara Municipal de Betim e para que a Copasa faça estudos sobre a instalação do centro de compostagem.

Estamos atentos a toda a movimentação na Área de Preservação Ambiental de Vargem das Flores. Agradeço a todos que participaram e enriqueceram o debate. Vamos cuidar do que é nosso, deste belo patrimônio dos betinenses”, finalizou.