1_pmdbminas_235.jpg.g

A JPMDB de Minas Gerais realizou, na noite de 23 de janeiro de 2013, a primeira reunião da nova Comissão Executiva, comandada pelo presidente Felipe Piló.

Estiveram presentes cerca de 50 jovens de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Joaíma, Barbacena, Brumadinho, Nova Lima, Contagem, Santa Luzia e Betim.

Congresso Nacional da JPMDB, movimento universitário, debates qualificados, planejamento, bandeiras de interesse do público jovem, participação ativa, viagens pelo estado, formação política e criação da JPMDB nos municípios que ainda não possuem o núcleo foram alguns dos temas tratados durante o encontro.

O secretário-geral da JPMDB Nacional, Willy Diegues, ressaltou, em sua fala, o papel do jovem como protagonista das principais mudanças sociais e políticas que ocorreram no país desde o período da ditadura, através dos movimentos juvenis.

“É necessário que, cada vez mais, a juventude garanta que a força do PMDB, pautada nos seus princípios ideológicos, que são os da transformação social, democratização do Brasil e acesso às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ao emprego, educação, geração de renda. O jovem tem de assumir o papel de disseminar e continuar erguendo essas bandeiras”.

Vitor Nogueira, vice-presidente da nova Comissão Executiva estadual do núcleo e candidato a vereador na última eleição, foi o 25º mais votado no município de Betim, que conta hoje com mais de 450 mil habitantes e, em 2012, teve 479 candidatos ao pleito.

O vice-presidente chamou a atenção dos participantes, no que diz respeito a trazer para as reuniões da JPMDB temas qualificados para serem discutidos.

“Nós, jovens, temos de ler muito, saber o que está se passando no mundo e no nosso país para não falarmos bobagem. Precisamos ir além das redes sociais e conversar com as pessoas olhando nos olhos. Temos de trabalhar em cima de questões que sejam de interesse da sociedade. Somos juventude, mas podemos debater sobre qualquer assunto. Só assim ocuparemos os nossos lugares no futuro”.

O novo presidente da Comissão Executiva da JPMDB de Minas Gerais, Felipe Piló, reforçou a questão dos debates, levantada por Vitor. De acordo com ele, o objetivo é, todo o segundo sábado do mês, realizar um encontro com a juventude dos municípios, propondo temas interessantes e especialistas que fomentem a discussão e compreensão dos assuntos abordados.

Piló falou também sobre a importância do curso de formação política para a juventude.

“O objetivo do curso é formar politicamente a juventude brasileira. As aulas vão desde as políticas clássica, moderna e contemporânea aos problemas vivenciados por jovens que moram em zonas rurais. São tratados temas como poder, cidadania, realidade da juventude negra, pensamentos dos filósofos e toda a história política brasileira, com uma linguagem voltada para o público”.

Finalizando a reunião, o presidente convocou os presentes para organizarem, durante o ano, caravanas da JPMDB pelo interior do Estado, com o intuito de fortalecer o núcleo, realizando filiações de qualidade e formando a juventude peemedebista nos municípios em que a mesma ainda não existe.

A próxima reunião, segundo o presidente, será realizada no dia 23 de fevereiro de 2013.

Assessoria de Comunicação PMDB-MG