Julvan 2017

Cerimônia faz parte do 34º Congresso Mineiro de Municípios

Será durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, de 9 a 11 de maio, a posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM). O prefeito de Moema, no centro-oeste de Minas, Julvan Lacerda (PMDB), irá assumir a presidência da entidade após ser eleito em chapa única e suprapartidária, em eleição realizada no dia 30 de março.

A nova diretoria para o biênio 2017/2019 tem em seu Conselho Diretor como vice-presidentes, os prefeitos Wander Borges (PSB/Sabará), Dr. Marcus Vinícius (PSDB/Coronel Fabriciano) e Rui Ramos (PP/Pirajuba). Como secretários, Cici Magalhães (PMDB/Manhuaçu) e José Cordeiro (PSDB/Congonhas). E como tesoureiros, os prefeitos Daniel Sucupira (PT/Teófilo Otoni) e Geraldo Godoy (PMDB/Periquito). Ela é composta oficialmente ainda pelos Diretores Regionais e pelo Conselho Fiscal e suplentes, em um total de 44 prefeitos, representando todas as regiões do Estado.

Em sua campanha, Julvan Lacerda enumerou 15 pontos estratégicos que afetam diretamente as administrações municipais e serão tratados com prioridade em sua gestão. “Nós buscamos a união de todos os prefeitos e lideranças de Minas para termos uma AMM forte. E vamos trabalhar nesse sentido para obtermos sucesso em nossas reivindicações. Entre os pontos prioritários, com base nas demandas dos prefeitos, estão: a atualização dos valores da Lei de Licitações, a desburocratização no relacionamento das prefeituras com a Caixa Econômica Federal e a revisão e adequação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Perde-se muito tempo com burocracia e as coisas não andam. Isso precisa mudar”, explica.

O prefeito de Moema destaca também a garantia de estabilidade nos valores de repasse do Fundo Municipal de Participação dos Municípios (FPM). “Sem termos o valor exato, não temos como planejar e a maioria das prefeituras vive do FPM”, pondera. O presidente eleito da AMM afirmou que quer todos os 853 prefeitos juntos e próximos de sua gestão, fortalecendo ainda mais a maior entidade municipalista do País. Hoje, cerca de 600 prefeituras são afiliadas.

Posse

A posse da nova diretoria da AMM será no último dia do Congresso, 11 de maio, quinta-feira, às 17h30, quando o atual presidente, Antônio Andrada (PSB), passará o cargo a Julvan Lacerda. Toda a nova diretoria também será empossada. O evento contará com a presença de diversas autoridades, fechando a programação do 34º Congresso Mineiro de Municípios.

A primeira ação importante do novo presidente da AMM já está agendada: a “XX Marcha dos Prefeitos – A Brasília em defesa dos municípios”, que acontece de 15 a 18 de maio, em Brasília, em uma organização da Confederação Nacional de Municípios (CNM).