1_pmdb_964.jpg.g

Brasília (DF) – Em clima de festa, a Juventude do PMDB recebe as principais lideranças nacionais durante a IV Convenção Nacional do Núcleo que acontece neste momento, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, em Brasília. Ovacionados pelos militantes, o vice-presidente da República,Michel Temer, os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), do Senado, Renan Calheiros (AL), e o dirigente nacional do Partido, senador Valdir Raupp (RO) ressaltaram o relevante papel político desempenhado pelos jovens peemedebistas.

Em seu discurso, Temer disse que a juventude é o motor que alavanca, mobiliza e movimenta o PMDB. “Todos nós estamos nesta Mesa por causa de vocês. A Juventude, ao lado das Mulheres, do Movimento Afro e do Movimento Sindical, contribuem para a grandeza do nosso Partido”, elogiou.

O vice-presidente falou sobre o serviço “inestimável” prestado pelo presidente da JPMDB, Gabriel Souza (RS), que hoje passa o comando do Núcleo à Marco Antônio Cabral (RJ). “Espero que você (Cabral), possa repetir o grande trabalho que seu pai, o governador Sérgio Cabral, fez no Rio e consiga influenciar enormemente a juventude do Partido”, ponderou Temer.

Ao avaliar a dimensão do Partido, Temer afirmou que não foi uma “centelha divina” a responsável pela ascensão contínua do PMDB. “Foi o clamor popular que tornou grandiosa a legenda. O PMDB deve muito ao Brasil, e o país deve muito ao nosso Partido. E esta chama que aí está vivificada pela juventude peemedebista. É com a alma incendiada que agradeço por tudo o que vocês fazem por este Partido”.

Para o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, o encontro realizado hoje é uma preliminar da Convenção Nacional que haverá amanhã em Brasília. “A beleza e o entusiasmo que retratam a juventude, certamente vai inspirar as lideranças nacionais do Partido amanhã, quando teremos a oportunidade de mostrar a força e a coerência da maior agremiação política do Brasil. Quando vejo tantas lideranças aqui, tenho a convicção de que este público, que nos emociona, representa o futuro grandioso do PMDB. Com este encontro de agora e de amanhã, nada deterá o PMDB na sua representatividade do povo brasileiro. Veremos um PMDB mais forte, mais ousado, mais digno, mais honrado, mais vitorioso”, alertou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, iniciou seu discurso elogiando todos os jovens que participaram da Diretoria da JPMDB sob a presidência de Gabriel Souza e lembrou aos que assumem nesta sexta-feira (1º) sobre a importância do Núcleo dentro da estrutura partidária e do papel do Partido no cenário nacional. “Nosso Partido foi essencial na construção histórica do Brasil e hoje, continua exercendo uma forte influência em todas nas ações políticas. Comandamos a redemocratização do país, fomos insubstituíveis na estabilização da moeda e protagonistas nas conquistas sociais dos últimos anos”, afirmou.

Renan voltou a destacar a função dos protestos políticos disseminados nas redes sociais brasileiras. “Outro dia me perguntaram sobre o que eu achava dos protestos feitos por milhares de pessoas recentemente. Se eu fosse jovem, não tenham nenhuma dúvida de que estaria participando dessas manifestações. Temos duas maneiras de participar da política, uma é protestando e outra é integrando a vida político-partidária. Por essa razão, o empenho da jovem militância peemedebista é tão relevante. Vamos trabalhar, no Congresso, para priorizar a agenda da juventude este ano”, declarou.

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, elogiou a escolha do novo presidente da JPMDB, Marco Antônio Cabral. “Cabral mostrou, à frente da Juventude peemedebista do Rio de Janeiro, que tem luz própria. Certamente este trabalho irá se estender por todo território nacional”, enfatizou.

Para Raupp, os integrantes do Núcleo jovem acertaram na estratégia política de ganhar espaço nas universidades, na União Nacional dos Estudantes (UNE), e ao buscar internamente sua união. “O que vemos aqui hoje é um retrato do que torna grande o PMDB. Na última eleição, a JPMDB conseguiu o feito de lançar 8000 candidatos a vereador, elegendo milhares. Em 2014, nosso desafio é repetir esse resultado. Vamos consolidar o Partido em todo o Brasil, trabalhando para garantir a candidatura de mais de 20 peemedebistas aos governos estaduais, além deputados e senadores”, ressaltou.

De acordo com Raupp, a intenção da liderança nacional é reeditar a chapa Michel Temer-Dilma Rousseff e afirmou que o Partido poderá lançar uma candidatura própria nas eleições presidenciais de 2018. Por último, Raupp respondendo a uma solicitação de Marco Antônio Cabral sobre novos espaços para a Juventude na Executiva Nacional, afirmou que os deputados federais Renan Filho (AL) e Leonardo Picciani (RJ) deverão representar os jovens do PMDB. “O futuro desse Partido está nas mãos de vocês. Viva a Juventude! Viva o PMDB”, comemorou.