1_pmdb_1058.jpg.g

A partir de agora, o cidadão terá acesso fácil às informações governamentais da Prefeitura de Pará de Minas, prestadas com transparência, responsabilidade e agilidade pelo novo portal na internet, cujo endereço é www.parademinas.mg.gov.br.

Muito mais que divulgar dados, o portal apresenta serviços, utilidade pública, campanhas publicitárias e informações sobre a gestão pública. Por meio dele, os interessados podem acessar informações sobre dados institucional dos órgãos da aministração municipal, ações e programas das secretarias, registros de receitas e despesas e procedimentos licitatórios, inclusive os editais e resultados.

“Ainda em caráter de experiência”, como bem diz o secretário de Cultura e Comunicação Institucional, Lu Pereira, o portal da Prefeitura Municipal de Pará de Minas cumpre com a Lei de Acesso à Informação, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. “A ideia é implantarmos uma agência de notícias com o novo site, para que a população, jornalistas e todos que queiram ter notícias de Pará de Minas, as encontrem ali. Mas queremos opiniões de todos para incrementar ainda mais essa nossa nova ferramenta informativa”, explica ele. O portal traz ainda página de contato, onde o cidadão pode enviar seus elogios e questionamentos para o setor que quiser. Com isso, estaremos sempre interagindo – poder público e cidadão -, o que muito pode contribuir para o aperfeiçoamento da gestão Antônio Júlio”, finaliza o secretário.
O prefeito Antônio Júlio (PMDB) disse ter recomendado que o portal fosse um canal aberto e transparente entre Prefeitura, imprensa e população. “As ações do nosso governo, os problemas que encontramos, as soluções, enfim, o que deve estar no novo site em uma estrutura prática e uma linguagem de fácil entendimento de todos”, explicou o prefeito.

Moderna tecnologia

O portal foi construído nos sistemas Html 5 e CSS3, o que o coloca em dia com as novas tecnologias web. “O portal é responsivo (responsive web design). Ou seja, é uma abordagem para criar sites onde a experiência do usuário é otimizada independente da forma a qual ele acessa. Em outras palavras, usando um desktop ou um dispositivo móvel, em resolução 1024×780 ou 320×480, o portal se adequa a este espaço, sem perder informações, nem a capacidade de transmitir o necessário ao usuário”, explica o gerente de Comunicação e Informação da Assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura, João Paulo Pereira. O novo portal municipal é 100% integrado às redes sociais, o que causa maior interação entre o usuário e o portal. “Além disso, ele traz espaço de notícias onde qualquer cidadão pode comentar e dar sua opinião”, completa João Paulo.

“O portal da Prefeitura será um importante canal que permitirá o acesso e a interação de todos que o acessarem. A qualidade dessa informação, com a mais moderna tecnologia, reforça o compromisso do trabalho da assessoria de imprensa, seguindo as normas e a ética de um jornalismo dinâmico, imparcial e objetivo. O nosso trabalho diário gira em torno do propósito único de inserir o cidadão nas ações da administração municipal. Ele poderá opinar, sugerir, criticar, elogiar e, acima de tudo, contribuir para que o trabalho dos gestores públicos cumpra sua função, a de garantir sempre mais qualidade de vida a toda população. Essa é uma exigência do prefeito Antônio Júlio, que faz questão que o povo tenha voz ativa nas decisões municipais. Por outro lado, vamos estreitar nosso relacionamento com os colegas da imprensa, que desempenham papel fundamental e inquestionável em manter a população bem informada. O novo portal de notícias da Prefeitura de Pará de Minas foi criado para que todos possam desenvolver essa parceria com credibilidade e confiança”, completou o Assessor de Comunicação Institucional, Wagner Vidal.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Pará de Minas (PMDB-MG)