1_pmdb_1138.jpg.g

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade (PMDB-MG), defendeu que o Brasil deve valorizar o fato de ser um dos grandes exportadores agropecuários no mundo. A afirmação foi feita durante a abertura oficial da 10ª Megaleite, em Uberaba (MG), nesta segunda-feira, 1º de julho.

“De junho do ano passado a maio deste ano, o Brasil exportou US$ 99,5 bilhões em produtos agropecuários. Não podemos ter, de forma nenhuma, vergonha de ser um grande exportador na área rural. Devemos valorizar isso. Os Estados Unidos são uma grande potência e os maiores exportadores do setor no mundo. Nós brasileiros queremos tomar esse lugar”, afirmou.

O ministro destacou a capacidade produtiva do Brasil para ampliar a participação do país no mercado internacional de produtos agropecuários. “Temos solo, água em abundância e, acima de tudo, gente que tem vocação para a atividade agrícola”.

Outro ponto ressaltado foi quanto à necessidade de aumentar a produtividade média de milho no país, que atualmente é de 4,9 toneladas por hectare (nos Estados Unidos, esse índice é de 12 toneladas por hectare). Além de elevar a produção de grãos, esse crescimento garantiria redução de custos com ração na produção leiteira.

Assessoria de Comunicação Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (PMDB-MG)