1_pmdbminas_332.jpg.g

Agentes de turismo visitaram a cidade para conhecer e promover o potencial turístico do município.

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, recebeu neste sábado, 29, a visita de operadores de turismo e agentes de viagens integrantes da Famtour – Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes. O Famtour, sigla inglesa que significa “Familarization Tours” é uma forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. Este é um projeto que consiste em convidar agentes de viagem para uma visita turística a fim de que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo aos clientes.
O grupo visitou os principais pontos turísticos de Pará de Minas e fizeram um levantamento do potencial que cada um tem para atrair o turista.

Este também é um processo de gestão em turismo que vai além dos objetivos comerciais, pois é ainda uma estratégia de marketing para a potencialização da imagem positiva da cidade e do relacionamento com o público a qual se destina. “O Famtour na verdade é um reconhecimento para os guias das agências de turismo para que no futuro possam trazer os turistas apresentando os atrativos de Pará de Minas e das cidades do Circuito. As visitas fazem parte de um planejamento visando a Copa do Mundo de Futebol, onde os municípios com até 100 quilômetros das cidades sedes, estão se preparando para receber os visitantes”, disse Fátima Amaral, gestora do Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes.

A Prefeitura de Pará de Minas aderiu, no ano passado, ao Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes e, de lá para cá, diversas ações vem sendo desenvolvidas como forma de fomentar o turismo no município. “Para nós é um motivo de alegria receber este Famtour, pois Pará de Minas possui uma política voltada para o turismo”, salientou Roger Dupin, secretário de Esporte, Lazer e Turismo.

De acordo com o prefeito Antônio Júlio, a administração municipal tem trabalhando para que as pessoas que operam o turismo se qualifiquem e que sejam grandes profissionais da área. “Eu sempre cito como exemplo a exposição do cavalo campolina, que é realizada sempre aqui em Pará de Minas e que atrai gente de todo o país. Temos este enorme potencial, mas não trabalhamos da forma correta. Esta é uma das nossas dificuldades. Não temos pessoas para receber esses turistas, que chegam, ficam restritos ao parque de exposição e ao hotel, quando poderiam conhecer a cidade, visitar vários lugar e contribuir com o aquecimento econômico. Temos muito o que mostrar e sabemos receber muito bem”, explicou o prefeito.

Além de Pará de Minas, o Famtour – Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes visitou os municípios de Esmeraldas, Onça de Pintangui, Pitangui e São Gonçalo do Pará.