20171019_152632-1

Parlamentar propõe criação de Centro Público de Castração Animal
Com o objetivo de melhorar o controle populacional e zelar pela saúde e bem estar de animais domésticos e abandonados, o deputado Estadual Iran Barbosa apresentou ao Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil uma proposta de criação do Centro Público de Castração Animal. A intenção é que o espaço seja criado ao lado da Escola de Educação Ambiental da PBH, em Venda Nova – a regional com maior número de cães e gatos (domésticos e abandonados) da cidade.

Qual é a importância de um centro de castração gratuito?

Atualmente, BH possui apenas quatro unidades que prestam este tipo de serviço de maneira gratuita, através do Centro de Controle de Zoonozes, na Regional NORTE e dos Centros de Esterilização de Cães e Gatos das regionais OESTE, NOROESTE e BARREIRO. Infelizmente, estes locais não reúnem ainda as condições de atender toda a demanda da cidade e, além disso, muitas pessoas não têm condições de transportar seu animal de estimação para outras regionais.

O Centro Público de Castração de Animais de VENDA NOVA atenderá a região com o maior número de cães e gatos domésticos e de rua da cidade, mas com um grande diferencial: o local proposto para sua instalação (um prédio recém esvaziado pela PBH durante sua reforma administrativa) não só ficaria ao lado da Escola de Educação Ambiental da prefeitura, como teria a estrutura ideal que lhe permite futuramente ter seus serviços ampliados para instalação do primeiro Hospital Público Veterinário de Minas Gerais.

Por que castrar um animal de estimação ou de rua?

Deixar os animais se reproduzirem sem critérios acarreta em uma grave questão de saúde pública. Milhares de filhotes são abandonados nas ruas todos os anos por pessoas que perderam o controle sobre a reprodução de seus animais e que se veem sem condições financeiras de criá-los. Esses animais soltos nas ruas podem virar transmissores de doenças, até mesmo para pessoas, além de se tornarem frequentes vítimas de atropelamentos e causarem inúmeros outros acidentes. Sendo assim, ao levar um animal para ser castrado, ajuda-se a controlar a população da espécie e contribuir para melhorar a saúde de toda a cidade. A castração também auxilia na melhoria do comportamento do Pet e poderá até prolongar a vida dele, já que doenças graves podem ser evitadas com a castração, como alguns tipos de câncer, por exemplo.