guilherme-bergamini

Na primeira quinzena de dezembro, o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elegeu a nova mesa diretora da Casa para o biênio 2017/2018. O deputado Adalclever Lopes do PMDB, que ocupa o cargo de presidente desde 2015 foi reeleito por unanimidade. Para os parlamentares a reeleição do presidente se justifica pelo trabalho realizado e por saber como ouvir a situação e a oposição.

Para o deputado Lafayette de Andrada do PSD que também foi reeleito para a nova mesa, a reeleição do presidente Adalclever é o reconhecimento do trabalho que ele realiza. “O deputado Adalclever é um deputado que adquiriu o respeito e a admiração de todo o parlamento. Ele foi eleito e reeleito por unanimidade na Assembleia Legislativa e com isso mostra o seu potencial político, sua evergadura e seu peso no cenário político mineiro”, salientou Lafayette. “Nós teremos nos próximos dois anos um excelente presidente que já mostrou a que veio e será melhor ainda”, reforçou.

O deputado Durval Ângelo (PT), líder do governo na Casa, é da mesma opinião de Lafayette. Há 22 anos no parlamento mineiro, ele fala com propriedade sobre o trabalho do colega. Segundo Durval, trata-se de um deputado que faz jus a reeleição. “Adalclever é um bom articulador, sabe dialogar com todos. Eu fico alegre de ser o seu parceiro, de estar junto com ele na Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, afirmou.

Questionado sobre as divergências na Casa, o deputado Durval Ângelo ressaltou que é preciso saber conciliar e frisou que Adalclever Lopes sabe muito bem como fazer isso sem esquecer sua base. “Adalclever tem trabalhado muito por Caratinga e região. Só para lembrar aqui, a cidade tem hoje batalhão de polícia, corpo de bombeiros, novo fórum e muito mais. Isso sem contar as cidades do Sul de Minas que também são atendidas por ele. O trabalho no parlamento não o deixa esquecer sua base”, frisou.

O poder conciliatório também é reconhecido pela oposição. O deputado Bonifácio Mourão (PSDB) diz que o presidente Adalclever Lopes administra a Casa para todos os deputados. “Ele foi reeleito por unanimidade não foi a-toa. Isso aconteceu porque ele fez um trabalho de equilíbrio com muita sensatez e sobretudo com imparcialidade. Ele agiu como presidente do parlamento. Não defendeu o seu partido, ou sua causa, mas administrou para todos os deputados”, salientou.

Além do presidente Adalclever Lopes, foram eleitos os deputados Lafayette de Andrada (PSD), 1º vice-presidente; Dalmo Ribeiro (PSDB), 2º vice; Inácio Franco (PV), 3º vice; Rogério Correia (PT), 1º secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT) 2º vice e Arlem Santiago (PTB), 3º vice.

A eleição para o segundo biênio de cada legislatura ocorre sempre em dezembro do segundo ano legislativo. A posse será realizada em 1º de fevereiro de 2017.