img_fb2

Durante reunião ordinária realizada na última quarta-feira (08), foi formalizada a constituição de três blocos parlamentares para a 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, que teve início no dia 1º de fevereiro. Um dos blocos reúne os partidos da base governista, o outro é constituído por partidos de oposição e o terceiro reúne parlamentares auto-denominados independentes. O bloco parlamentar é o agrupamento de partidos sob uma liderança comum. Essas representações devem incluir um mínimo de 16 deputados.

O bloco da base governista reúne 33 deputados dos seguintes partidos PMDB, PT, PR, PRB, PCdoB, PTdoB e Pros. O nome do líder do bloco ainda não foi oficializado. O bloco de oposição reúne 21 parlamentares do PSDB, PDT, DEM e PP. O líder é o deputado Gustavo Correia do DEM. Já o bloco independente conta com 23 deputados do PV, PSD, PPS, PTC, PHS, PEN e PSC. Quem continua liderando os independentes é o deputado Agostinho Patrus do PV.

Com a formação dos blocos parlamentares, os deputados dão início às negociações em torno da constituição e da liderança das comissões.