1_pmdb_1158.jpg.g

Empresa contratada não tem condições de finalizar obras, o que motivou a reação do deputado Ivair Nogueira.

Autor do requerimento de audiência pública, agendada para o dia 13 de agosto (próxima terça-feira), o deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB) deseja discutir, na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, os prazos de conclusão das obras de pavimentação do Proacesso referente ao trecho que liga o Distrito de Senhora do Carmo, em Itabira, ao Município de Itambé do Mato Dentro.

Segundo o deputado, a iniciativa busca argumentos para cobrar um posicionamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e da RTM Ltda., empresa responsável pelas obras de pavimentação, já que o contrato com a empresa foi assinado em 2009, com previsão de conclusão em 480 dias consecutivos, a contar da ordem de início expedida pelo DER, mas ainda não foi concluído.

Do trecho de 20,5 km, ainda restam 9 km a serem concluídos. “Já foram celebrados sete termos aditivos ao contrato, e o reiterado descumprimento dos prazos por parte da empresa nos motivou a cobrar explicações. É importante ressaltar que a empresa abandonou a obra, alegando falta de condições financeiras. Precisamos saber quais as ações serão tomadas para a conclusão do trecho entre o Distrito de Senhora do Carmo e Itambé do Mato Dentro”, afirmou o deputado.

O pedido de audiência foi em resposta a denúncias de que a empresa contratada para executar o serviço não possui condições de finalizar as obras, gerando prejuízo à população e aos cofres públicos. A reunião, que está marcada para às 10h, no plenário da ALMG, contará com a presença do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Rebelo Romanelli; diretor-geral do DER-MG, José Elcio Santos Monteze; prefeito municipal de Itabira, Damon Lázaro de Sena; prefeito municipal de Itambé do Mato Dentro, José Elísio de Oliveira Duarte; vice-prefeito municipal de Itambé do Mato Dentro, Juvenil Ferreira da Silva; presidente da Câmara Municipal de Itabira, vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva; presidente da Câmara Municipal de Itambé do Mato Dentro, vereador Eder Simões de Jesus; responsável técnico da Construtora RTM Ltda., Francisco Monteiro Neto; e do presidente da Associação de Turismo de Itambé do Mato Dentro, José Eduardo Gomes.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Ivair Nogueira (PMDB-MG)