AJ

Prefeito da cidade de Pará de Minas, o peemedebista Antônio Júlio foi eleito, nesta terça-feira (31/03), novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM). Ele comandará a instituição durante o biênio 2015/2017. Com 54% dos votos válidos, Antônio Júlio disputou o pleito com o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT). A eleição contou com o voto de 390 prefeitos de todas as regiões de Minas Gerais.

Antônio Júlio presidiu a chapa “União por Minas” e destacou as prioridades do seu mandato. “Discutir política e conversar com os prefeitos será prioridade na nova gestão. A falta de atualização nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios é um problema grave, mas temos diversos outros na mesma magnitude. As emendas parlamentares criadas nos ajudam, mas não podem ser mais importantes que o debate político”, afirmou.

O novo presidente da AMM também falou sobre o papel da entidade. “A AMM tem o papel de alavancar e promover o diálogo entre os prefeitos e o poder legislativo, para assim ser a principal porta-voz das grandes causas e questões que abrangem o municipalismo”, destacou.

Currículo

Antônio Júlio é formado em Direito pela Universidade de Itaúna. Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi eleito deputado estadual em 1991, permanecendo por seis mandatos consecutivos, e presidiu a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre 2001 e 2003. Foi prefeito de Pará de Minas de 1982 a 1988 e eleito pela segunda vez em 2012, com 52,97% dos votos válidos.