Thiago Cota (deputado estadual PPS/MG),

Thiago Cota (deputado estadual PPS/MG),

Foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na última quarta-feira (28), o Projeto de Lei n° 2.953/15 de autoria do deputado Thiago Cota que tem por objetivo instituir a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Obesidade em Escolas Estaduais de Minas Gerais. A proposta prevê que sejam realizadas atividades educacionais na segunda semana do mês de outubro de cada ano, visto que no dia 11 do mesmo mês é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

Segundo Thiago Cota, o PL é uma ferramenta eficaz para alertar os alunos acerca de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos regulares. Além disso, conscientizar e esclarecer que as causas determinantes do excesso de peso compõem um complexo conjunto de fatores biológicos, comportamentais e ambientais que se inter-relacionam e se potencializam mutuamente.

Vale lembrar que o sobrepeso e a obesidade vêm ganhando destaque no cenário epidemiológico mundial. Estudos recentes revelam que a obesidade é o terceiro problema de saúde pública que mais demanda gastos da economia brasileira. O que se percebe é o marcante crescimento epidêmico do excesso de peso em crianças e adolescentes em idades cada vez mais precoces.

O PL agora segue para sanção do governador Fernando Pimentel, após virar Lei, o Poder Executivo Estadual fica autorizado a realizar parceria com universidades, associações e conselhos profissionais, além de entidades privadas, para o desenvolvimento das atividades da Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Obesidade.