Vanderlei Andrade Miranda

O deputado estadual Vanderlei Miranda, líder da maioria na Assembleia Legislativa em Minas Gerais, foi escolhido pela cúpula do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para disputar a prefeitura de Belo Horizonte com o deputado federal Rodrigo Pacheco. A iniciativa foi do vice-governador Antônio Andrade que fez o convite ao deputado Vanderlei Miranda e ele aceitou o desafio.

Vanderlei Miranda tem 64 anos. Nasceu em Inhapim, mas veio para Belo Horizonte ainda criança na companhia dos pais e mais nove irmãos. Se estabeleceu na capital mineira, casou-se, tem três filhos e quatro netos.

Empresário e pastor na Igreja Batista da Lagoinha, Miranda já foi camelô, comerciário e industrial. Na década de 90, entrou para a política como membro do PTdoB. Em 2003, transferiu-se para o PSB e se elegeu vereador em Belo Horizonte, sendo o segundo mais votado da capital com cerca de 18 mil votos.

Em 2005, iniciou sua trajetória no PMDB e foi eleito deputado estadual com quase 50 mil votos. Em 2010, foi reeleito com aproximadamente 65 mil votos e em 2015 assumiu ser terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O foco do mandato do deputado Vanderlei Miranda sempre foi a área social com ênfase na defesa da família e no combate às drogas. Atualmente, além de ser o líder da maioria na ALMG, o parlamentar é vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.